Situações como esta pela qual estamos passando costumam desencadear diversos sentimentos e pensamentos negativos, principalmente quando estão associados ao pânico generalizado, estresse, ansiedade, medo, entre outros quadros.

 

Por isso, é de extrema importância que cuidemos do nosso bem-estar e da nossa saúde mental durante a pandemia. Confira algumas recomendações:

 

1. Evite assistir, ler ou ouvir notícias que o deixem ansioso ou angustiado. Procure principalmente por informações práticas que te auxiliem a se preparar e se proteger.

 

2. Tente não se deixar invadir pelo desespero. A situação é alarmante e grave, mas pensamentos negativos só dificultam as coisas.

 

3. Faça sua parte. Não tente controlar aquilo que não depende de você. Milhões de pessoas no Brasil e no mundo também tiveram as vidas atingidas pela pandemia. Tentar controlar aquilo que está fora do seu alcance pode gerar mais ansiedade, estresse e angústia.

 

4. Preocupe-se, mas sem exagero. Informe seus familiares e amigos com notícias oficiais que já estão sendo veiculadas. Isso evita a propagação de notícias falsas e desinformação.

 

5. Procure manter uma rotina de horários e tarefas. Divida seu tempo entre atividades físicas, técnicas de relaxamento e respiração, como meditação, mindfullnes, yoga. Além de músicas, séries, filmes e outras distrações saudáveis.

 

6. Não pause seu tratamento. Caso precise repor seus medicamentos de uso contínuo, fale com seu psiquiatra. Converse também com um psicólogo, mantenha seu acompanhamento online.

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